Space Ghost spaceghostlogo.gif (1851 bytes)

spaceghost.gif (14786 bytes)O Overman odeia ele! Você aprendeu a amá-lo por todas as vezes que ele cruza as telas do Cartoon Network em direção a sua mesa, onde entrevista os tipos mais estranhos (de Ramones a Adam West), no programa Space Ghost de Costa a Costa. Mas antes de ser apresentador de um talk show que é o mais cult do momento, o nosso querido amigo fantasma já era um hit. Um dos desenhos mais festejados da Hanna Barbera. Ele era um herói espacial muito cabuloso, e eu vou contar um tantinho sobre a história dele. Senhoras e senhores: Space Ghost!

Space Ghost estreou na televisão em 1966 na CBS, dividindo um espaço com o intragável Dino Boy. O design do personagem ficou por conta do quadrinista Alex Toth (o desenhista da capa do último número de Batman Preto e Branco). Mas quem diabos era, afinal de contas, Space Ghost? Bem, ele era herói intergaláctico, que parecia ser uma espécie de policial espacial. Ele era poderoso, gentil, e tinha aquela voz de super-herói metido a besta, tipo o Johhny Bravo. O queixo ao estilo Batman: The Animated Series não deixava dúvida. E lá ia Space Ghost cruzando o espaço em seu Cruzador Fantasma. Ninguém sabe direito qual seria a origem do defensor do Universo (mais um...): muitos acham que ele seria um cientista genial que criou o uniforme e as pulseiras energéticas. Outros, dizem que ele seria membro de um polícia galáctica que tem vários agentes ao redor do Universo. Enquanto criava o design do Space, Alex Toth chegou a fazer uns desenhos dele sem máscara. ghostplanet.gif (8363 bytes)

Graças a sua aparência humanóide, a gente assume que ele seria um terráqueo. Só que todos sabemos que ele não morava na Terra, porque ele vivia no clássico Planeta Fantasma (Ghost Planet), um pedaço de nada localizado em algum lugar próximo da Terra. Nas luxuosas dependências de seus quartel-general, Space Ghost contava com alojamentos, sala de comunicação, toda uma penca de computadores super avançados, sala de radar e até um hangar (também conhecido como garagem de avião) para deixar o Cruzador Fantasma, além de uma redoma de força inpenetrável que não deixava ninguém se aproximar de lá.

powerblasts.gif (13103 bytes)Mas não era só: ele tinha poderes especiais. Seu uniforme lhe dava poder de vôo (ele podia voar mais rápido que o Cruzador Fantasma), e ele também podia contar com o indefectível botão de invisibilidade no cinto, que por sinal também criava um puta campo de força impenetrável (que palavra bonita, né?) ao redor dele. Além do comunicador acionado no símbolo que parece prender a capa, o Space ainda levava a maior boiada, que aquele uniforme de bailarino russo protegia o cara das pressões espaciais e até debaixo d'água! Mas tem mais: o infeliz ainda tinha a manha de, se conseguisse se concentrar pra caracas, se teleportar, transformando todos os átomos de seu corpo em energia! Vai ser foda assim lá nos confins do universo! Só que as armas mais legais do Space eram, com certeza, as pulseiras energéticas, que, como o cinto do Batman, tinham mil e uma utilidades. Tinha raio laser, raio hipnótico, raio de calor, raio de frio, raio sonoro, raio de eletrochoque, raio de antimatéria, campo de força, e algumas vezes até podiam criar portais para viagem no tempo e no espaço!!! Haja, hein?


ghostcruiser.jpg (10373 bytes)Mas seu principal meio de locomoção era mesmo o Cruzador Fantasma, a navezinha super maneira que podia atingir velocidades inimagináveis, e que ainda tinha mais outra cacetada de armas malucas, que iam desde raios de calor a mísseis teleguiados, passando por um rádio que podia captar quase todas as frequências conhecidas do Universo. Teve pelo menos duas versões de Cruzador Fantasma: de formas mais arredondadas e de cor laranja e uma outra versão mais "quadradona", de cores claras.

thegang.gif (18825 bytes)Mas Space não combatia a escória do universo (?) sozinho não! Ele tinha uma patotinha ajudando ele sempre. O primeiro deles era o menino Jace, um jovem de aproximadamente 15, 16 anos, que parecia ser um espécie de Robin para o Space. Jace tinha uma irmã gêmea, Jan, uma menina bonitinha e tão inexperiente quanto ele. Completava a equipe o macaquinho-mala Blip, que sempre entrava numas de colocar Space e Cia. em problemas. O jeito que ele falava era um barato, aliás, como todas as onomatopéias que a Hanna-Barbera fazia em seus desenhos clássicos. Os três tinham um cinto de invisibilidade, uma aparelho de comunicação para pedirem socorro ao clone do Overman, e um pequeno jatinho nas costas para poderem voar fora do Cruzador Fantasma. Ah, é claro! Jan e Jace também contavam com uma espécie de jog espacial, uma vespa cósmica, uma motocicletinha voadora para voar ao lado do Crusador, se eles assim quisessem. Quanta traquitana, né? 

Como todo bom herói, Space Ghost tinha uma pusta galeria de vilões. O principal deles era o louva-deus gigante e verde conhecido também por Zorak, líder de uma raça dominadora que já tentou, inclusive, tomar o planeta Quazar, dos Herculóides. Outro inimigo famoso era o cruel pirata espacial Brak. E tinha ainda o mestre da lava vulcânica, o poderoso Moltar.

spaceathisdesk.gif (20643 bytes)Space Ghost ainda tentou voltar a ativa nas telas de tevê como combatente do crime ao redor do Universo, com uma série de novos episódios produzidos para que ele dividisse um espacinho com os Herculóides. Mas esta mamata logo acabou, e o dito cujo acabou caindo no inevitável limbo dos heróis. Até que o canal de desenhos Cartoon Network resolveu dar uma chance ao nosso velho mascarado, oferecendo-lhe a oportunidade de apresentar um talk-show. E como emprego não tá fácil nem no espaço sideral, ele aceitou de primeira. Para ajudá-lo, ele resolveu propor um trato ao seu velho inimigo, Zorak: se o louva-deus fosse o lider da banda de palco do programa de Space, todos os seus crimes seriam esquecidos e ele seria libertado da Prisão Ômega. O verdinho nem pensou duas vezes, e aceitou. Hoje em dia, ele até dá umas e outras escapulidas para assumir a identidade do combatente do crime conhecido como...BatMantis!

Já o pirata espacial Brak, cujo forte nunca foi a inteligência mesmo, levou seus profundos ditados populares para dividir com Space Ghost o programa Cartoon Planet, outro que veio no rabo do sucesso de SG de Costa a Costa. Ele respondendo cartas é foda, pode crer... O último membro da equipe é Moltar, que é o produtor do talk show, controlando tudo da ilha de edição. Ah, e é claro que ele nunca perde um episódio do CHIPS.

Space Ghost, seja bem vindo de volta... e que a Força Esteja Com Você! (engraçado, tenho a leve sensação de que eu disse alguma asneira...)

Olha o que tenos aqui: uma saudação de Space Ghost (formato MP2) e a apresentação do programa Space Ghost de Costa a Costa (formato MP3). É só clicar!

Spaaaaaaaaaaaace Ghost! Bzzzzzzzzzz!        

Voltar ao Anime-se