Make your own free website on Tripod.com

 

 

PERFIL

Super-Homem

* Super-Homem, o maior herói de todos os tempos, fez 60 anos
* Grandes Mudanças
* Curiosidades sobre o Homem de Aço
* Uma breve cronologia do Super-Homem

 

Super-Homem, o maior herói de todos os tempos, fez 60 anos
Por Sidney Gusman


Em junho de 1998, fez 60 anos que uma pequena nave, fugindo da destruição de seu planeta natal, Krypton, atravessou diversas galáxias para trazer à Terra um garoto que viria a se tornar o maior herói de todos os tempos: o Super-Homem.

Action Comics #1Criado por Jerome (Jerry) Siegel (textos) e Joe Shuster (desenhos), o personagem fez sua estréia na revista Action Comics nº 1, em 1938. Daí pra frente, seu sucesso cresceu tanto que, hoje, ele é reconhecido como um verdadeiro ícone do século vinte.

Nas primeiras histórias, apesar de possuir força sobre-humana, o Super-Homem não voava. O máximo que conseguia fazer era saltar sobre prédios e correr mais rápido do que um trem. Além disso, uma mera granada era capaz de feri-lo. A introdução dos seus poderes - invulnerabilidade, capacidade de voar, visões de raios-x e de calor, supersopro etc - foi sendo feita no decorrer dos anos, quando outros autores passaram a trabalhar com o Homem de Aço.

Mas... o que seria do Super-Homem e de seu alterego, o jornalista Clark Kent, sem seus personagens coadjuvantes? É impossível negar que a colega de trabalho e, agora, esposa, Lois Lane; o editor-chefe do Planeta Diário, Perry White; o fotógrafo Jimmy Olsen; os pais adotivos, Jonathan e Martha Kent; os pais verdadeiros, Jor-El e Lara; a namorada de infância na cidade natal - Pequenópolis -, Lana Lang; e tantos outros, contribuíram muito para o sucesso das histórias.

Super-Homem e os personagens coadjuvantes

O mesmo vale para os seus inimigos. Afinal, em mais de seis décadas combatendo o crime e salvando o universo, o Super-Homem colecionou vários rivais. O principal deles, sem dúvida, é o magnata e cientista, Lex Luthor, sempre disposto a provar que "manda" na cidade de Metrópolis. Mas merecem citação o Sr. Mxyztplk, Brainiac, Bizarro e, claro, Apocalypse, o ser que "matou" o Homem de Aço, em 1993.

 

Mais Super-Homem:
* Super-Homem, o maior herói de todos os tempos, fez 60 anos
* Grandes Mudanças
* Curiosidades sobre o Homem de Aço
* Uma breve cronologia do Super-Homem

 

Voltar para o menu Perfil

 

Sobe