Make your own free website on Tripod.com

 

 

PERFIL

Grandes Mudanças
Por Sidney Gusman


Super-Homem Versus ApocalypseBuscando estar sempre atualizada com seus leitores, através dos anos, a DC Comics (sua editora nos Estados Unidos) fez várias mudanças no filho mais ilustre de Krypton. Em 1986, coube ao escritor e desenhista John Byrne recontar a origem do Super-Homem, deixando-o mais humano e vulnerável. Mas a grande "bomba" veio em 1993, quando, após uma batalha arrasadora com Apocalypse, o maior herói dos quadrinhos morreu! Para felicidade geral dos leitores do mundo inteiro, após alguns meses, ele "ressuscitou". Agora, com um novo visual, de cabelos compridos.

Em 1996, aconteceu o "sim" mais esperado das HQs: Lois Lane e Clark Kent se casaram. E as mudanças na vida do Homem de Aço não pararam por aí. Logo depois, ele trocou seu tradicional uniforme por outro azul e branco, sem capa. Além disso, seus poderes mudaram e... Calma! Não precisa se afobar, pois você vai ler tudo isso em breve, nas revistas da Abril.

Programa de Rádio, na década de 40Uma das maiores provas da importância do Super-Homem é a sua penetração em outros veículos de comunicação. No rádio, o herói estreou em 1941, com um programa de 15 minutos que ia ao ar três vezes por semana (o site oficial do Super-Homem tem trechos destes programas em Real Audio. Clique aqui e confira!). Foi nesse seriado, chamado The Adventures of Superman, que surgiram o fotógrafo Jimmy Olsen, depois incorporado aos quadrinhos, e a célebre frase "Mais rápido do que uma bala, mais poderoso do que uma locomotiva, capaz de pular prédios com um único salto. Olhe no céu! É um pássaro! É um avião! É o Super-Homem!". No cinema, o Homem de Aço foi vivido por Kirk Alyn, em dois seriados, em 1948 e 1950; e por Christopher Reeve, que imortalizou o personagem em quatro filmes. Para este ano, a Warner Bros. está prometendo um novo filme do Super-Homem, que será interpretado pelo ator Nicholas Cage.

Desenho animado de 1941, dos irmãos FleischerO Super-Homem estrelou diversos desenhos animados, mas os realmente relevantes foram justamente o primeiro, produzido em 1941, pelos estúdios dos irmãos Fleischer, uma autêntica obra-prima que influenciou os produtores do consagrado desenho atual do Batman; e o mais recente (1997), as Novas Aventuras do Super-Homem, exibido no canal da Warner (TV a cabo) e rede Record, que resgatou toda a magia de suas aventuras.

As novas aventuras de Lois & ClarkNa televisão, o kryptoniano teve uma série de 1951 a 1957, na qual era vivido por George Reeves, e atualmente pode ser visto em As Aventuras de Lois & Clark, que está no ar desde 1993, com Dean Cain no papel do Super-Homem, e é exibido pela Rede Globo e na Warner (TV a cabo). Durante os seus mais de 60 anos de vida, o Homem de Aço conquistou uma legião de fãs incalculável, devido às suas histórias cheias de ação e aventura. Com certeza, nos anos que virão, além dos inimigos, ele ainda enfrentará novas mudanças editoriais. Mas, novamente, vencerá a todas! Afinal, nada mais atual do que o bom e "velho" Super-Homem, que, desde a sua criação, mostrava que sua trajetória já estava traçada "para o alto, e avante".

 

Mais Super-Homem:
* Super-Homem, o maior herói de todos os tempos, fez 60 anos
* Grandes Mudanças
* Curiosidades sobre o Homem de Aço
* Uma breve cronologia do Super-Homem

 

Voltar para o menu Perfil

 

Sobe