Make your own free website on Tripod.com

 

Alan Scott, o primeiro Lanterna Verde

All American Comics #16O ano era 1940. O mês, julho. O mundo já conhecia o Super-Homem e o Batman. Então, na edição nº 16 da revista All American Comics, Mart Nodell, Bill Finger e Sheldon Mayer apresentaram aos leitores um novo super-herói: o Lanterna Verde.

Seu verdadeiro nome era Alan Wellington Scott, um executivo que encontrou uma misteriosa lanterna que emitia uma luz esverdeada. Ele confeccionou um anel com o material do artefato e adquiriu poderes mágicos extraordinários. A partir daí, passou a combater o crime sob a identidade do Lanterna Verde.





Sociedade da Justiça da AméricaAlan Scott foi um dos fundadores da Sociedade da Justiça da América, que precedeu a Liga da Justiça. Ele viveu incríveis aventuras até a "reformulação" do herói (leia-se o surgimento de Hal Jordan), no final da década de 50.

Com o conceito do multiverso (aquela história de várias Terras), Alan Scott, bem como os heróis clássicos da Sociedade da Justiça, virou habitante da Terra Paralela e diversas vezes contracenou com Hal Jordan. Anos depois, com a mega-série Crise nas Infinitas Terras, ele simplesmente passou a pertencer ao passado do nosso planeta, tendo se aposentado no ano de 1951.

Mas por um daqueles milagres que só acontecem nos quadrinhos, Alan Scott rejuvenesceu, devido aos efeitos colaterais causados pelo uso constante do anel. Na saga Zero Hora, porém, seu anel foi destruído durante a batalha, mas ele descobriu que seus poderes continuaram em seu corpo. A partir daí, o herói adotou o codinome Sentinela e já fez várias "pontas" nas aventuras do Lanterna Verde atual, Kyle Rayner.

O Reino do AmanhãPra comprovar a importância de Alan Scott no universo dos super-heróis, basta lembrar que na fantástica mini-série O Reino do Amanhã, ele foi o "escolhido" para ser o Lanterna Verde. Os outros terráqueos que usaram o anel sequer são mencionados na história.

O precursor dos Lanternas Verdes é casado com sua ex-inimiga Arlequim e é pai de dois super-heróis: Jade, uma gata de pele esverdeada, que possui poderes derivados do verde; e Manto Negro, cujas habilidades são ligados à escuridão. Ambos integraram o supergrupo Corporação Infinito e, atualmente, têm participado das aventuras de Kyle Rayner.

Jade

 


Lanterna Verde: um herói de muitas faces
Alan Scott, o primeiro Lanterna Verde
Surge Hal Jordan, o maior dos Lanternas Verdes
John Stewart, o Lanterna Verde negro
Guy Gardner, o anti-herói
Kyle Rayner, o último Lanterna Verde?
Eles ficavam "verdes" de raiva
As grandes histórias do Lanterna Verde
Curiosidades esverdeadas

Voltar ao Anime-se