Make your own free website on Tripod.com

 

John Stewart, o Lanterna Verde negro

Green Lantern #87Os leitores mais jovens podem não saber, mas a Terra já teve um Lanterna Verde negro. Seu nome era John Stewart, um arquiteto da cidade de Nova Iorque. Sua primeira aparição aconteceu na revista Green Lantern nº 87, em janeiro de 1972.

Na verdade, John Stewart já havia sido "pré-selecionado" pelos Guardiões do Universo como um possível substituto de Hal Jordan, caso isso fosse necessário. E foi o que acabou acontecendo. Os anõezinhos azulados de Oa exilaram Jordan da Terra, ordenando que ele patrulhasse também os outros mundos do setor 2814. Para compensar, deram ao nosso planeta um novo Lanterna Verde.

John Stewart pertenceu à Tropa dos Lanternas Verdes e acabou se casando com uma de suas integrantes, Katma Tui, uma korugariana que foi a substituta de Sinestro. Ele participou de várias aventuras junto aos maiores heróis da DC, mas faltava-lhe a experiência que sobrava em Hal Jordan e, claro, as comparações eram inevitáveis. Mesmo assim, acabou superando as expectativas e "deu conta do recado".

John StewartInfelizmente, sua vida foi marcada pela tragédia. Durante a mini-série Odisséia Cósmica (publicada pela Abril Jovem, em 1990), ele foi responsável pela destruição do planeta Xanshi, pois achou que podia resolver tudo sozinho e afastou Ajax da missão. Ao chegar ao planeta, a bomba que mandou tudo pelos ares era amarela. Daí... Depois de se sentir culpado pela morte de bilhões de seres, ele ameaçou se suicidar, mas foi convencido a não fazer isso pelo próprio Ajax, que havia lhe dito que jamais o perdoaria. Como se isso não bastasse, tempos depois sua esposa morreu durante uma batalha contra a vilã Safira Estrela.

Depois de ser "licenciado" da Tropa dos Lanternas Verdes, John Stewart foi comandante dos Darkstars, uma força policial intergaláctica, mas foi aleijado enquanto defendia o planeta Rann. Em um ato final de amizade, Hal Jordan o visitou e o curou antes de se sacrificar (Melhores do Mundo nº 8) para salvar a Terra. Hoje, John Stewart trabalha com arquitetura e é uma espécie de conselheiro de Kyle Rayner.


Lanterna Verde: um herói de muitas faces
Alan Scott, o primeiro Lanterna Verde
Surge Hal Jordan, o maior dos Lanternas Verdes
John Stewart, o Lanterna Verde negro
Guy Gardner, o anti-herói
Kyle Rayner, o último Lanterna Verde?
Eles ficavam "verdes" de raiva
As grandes histórias do Lanterna Verde
Curiosidades esverdeadas

Voltar ao Anime-se